Minha Abordagem
Minha abordagem é o meu olhar para o ser humano, como psicóloga clínica, e acontece baseado na psicanálise e na ética de Freud. Isso quer dizer que a escuta terapêutica é a principal ferramenta de trabalho.
Além disso integro os estudos dos autores Wilhelm Reich e Alexander Lowen. Fundadores da psicoterapia corporal, na qual a base do olhar terapêutico está voltado para a interconexão corpo, mente e energia. É importante entender que o conceito de energia vem da física e da neurociência, não se confunde com um trabalho místico sem comprovação teórica.
Então o raciocínio e o olhar clínico se apoiam nessas bases teóricas.
Na prática vamos conversar, vou ouvir o que você tem para me contar, te guiar com algumas perguntas que aprofundam o olhar para o que estiver passando. Em alguns momentos trago sua atenção para como está o seu corpo no momento em que me conta algo importante, para a expressão em seu rosto, para o ritmo da sua respiração que é a base da vida. A partir dessas percepções integro o que é dito com a forma como é dito e vamos avançando.
Nem só de teoria se vive uma analista, o principal material de trabalho é a curiosidade no encontro com o outro ser humano, do jeito que ele se apresenta em minha frente. Para isso exercito o olhar curioso a toda trajetória, história de vida, formas de pensar e entender o mundo que constituiu essa pessoa até aqui.
O vínculo terapêutico é principal ferramenta de conexão. Fazemos o uso da tecnologia nas sessões online a favor da saúde mental, incluindo todas as possibilidades do encontro com presença, e total disponibilidade no horário combinado. Por isso é importante o respeito com o horário, com o meu e o seu tempo.
No primeiro momento vamos nos conhecer, fazer todos os combinados para que o trabalho possa acontecer, entender o que cabe para cada um, tanto eu como você que me escolhe como psicóloga. A partir daí começamos a construir o vínculo, a relação terapêutica e a confiança no desabrochar das infinitas possibilidades do encontro terapêutico.
É uma honra acompanhar os processos de auto descoberta de quem me escolhe como analista.