Mas afinal o que é psicoterapia?

Todos nós passamos por situações difíceis durante a vida, algumas marcas são deixadas em nós, como os traumas e as dificuldades. Muitas vezes não sabemos encontrar a solução para alguma questão pessoal ou algum acontecimento nos impactou negativamente de forma intensa e não sabemos como lidar, é o momento que precisamos de ajuda.

A psicoterapia é um atendimento psicológico indicado para todas as pessoas. Afinal de contas, somos seres complexos e cheios de conflitos. Em todas as fases da nossa vida nos deparamos com momentos mais ou menos complicados que acabam nos adoecendo ou interferindo em nossa saúde mental.  A psicoterapia possui um caráter voltado para o lado emocional do paciente, é realizada por um psicólogo e tem o intuito de tratar problemas de ordem comportamental e emocional do indivíduo.

Tendo isso em vista, a psicoterapia só é feita por psicólogo, pois ele tem a formação e a preparação necessárias, além do conhecimento necessário para trabalhar com os sentimentos e as emoções do paciente. É, portanto, diferente de outras terapias, que podem ser feitas por quaisquer profissionais especializados na área e também diferente das conversas com amigos, pois só o psicólogo saberá identificar os aspectos psicológicos envolvidos, necessários para um resultado positivo.

Psicoterapia como educação para a vida

Em um primeiro momento, deve-se desconstruir a ideia de que o acompanhamento psicológico é somente para pessoas que possuem doenças mentais. O trabalho do psicólogo é muito importante, uma vez que ele promove a saúde.

A psicoterapia se baseia bastante na autorreflexão e no autoconhecimento. Dessa forma, ela não fornece respostas prontas para o paciente, nem fórmulas de como resolver problemas. O psicólogo não diz ao paciente o que é preciso ser feito, mas o ajuda a encontrar as soluções.

O paciente, então, busca conhecer e entender sua própria situação e através do processo da psicoterapia, vai transformando o significando da situação em questão, mudando sua visão a respeito dela e por consequência, mudando também sua forma de se relacionar com o mundo, com as outras pessoas e consigo mesmo.

Conhecer a si mesmo, encarar as próprias angústias e dores, não é uma tarefa simples, mas é necessário para que as dificuldades sejam vencidas. Esta é justamente a proposta da psicoterapia e por isso a importância em buscar um psicólogo para um acompanhamento é enorme.

o que é psicoterapia

O atendimento psicológico não é indicado somente para tratar de questões emocionais intensas, como a síndrome do pânico ou a depressão. A psicoterapia também é um espaço de prevenção e promoção da saúde mental. Todos os dias somos expostos a diversos eventos que podem abalar nossas emoções, por que não se prevenir de problemas maiores, não é mesmo?

O atendimento clínico do psicólogo é a área mais conhecida de seu trabalho.

No entanto, os campos em que ele pode atuar são diversos, como orientador em escolas e faculdades, equipe de recursos humanos, na área jurídica e em esportes, atendendo atletas ou times.

Agende um horário

A psicoterapia é um processo de saúde e pode acontecer de forma individual ou em grupo. Também pode ser procurada por casais ou famílias que queiram harmonizar as suas relações. O psicólogo é um profissional capacitado. Ele estuda a ciência da mente e tem conhecimento profundo sobre o desenvolvimento humano e a relação entre as emoções e os comportamentos.

Dessa maneira, ele tem as ferramentas necessárias para ajudar muitas pessoas a terem uma melhor qualidade de vida, além de viverem de forma mais equilibrada e saudável, distanciando-se de aspectos negativos e levando uma vida mais feliz e satisfatória. A psicoterapia não é milagre, mas uma maneira séria e com bases fortes e estudos desenvolvidos ao longo do tempo com o intuito de promover e preservar a saúde mental das pessoas.

O psicoterapeuta é o profissional que tem a formação acadêmica em Psicologia, que atua como um psicólogo clínico, ou seja, na psicoterapia o psicólogo faz uso dos diálogos e das palavras para conhecer e sanar os transtornos que acometem o paciente.

o que é psicoterapia

A procura e realização da psicoterapia são indicadas quando o paciente se sentir diante de certo desequilíbrio emocional, sejam medos constantes ou problemas emocionais e comportamentais como:

  • Medo em falar em público;
  • Dificuldade em se relacionar;
  • Dificuldade em lidar com traumas;
  • Insegurança;
  • Timidez excessiva;
  • Postura agressiva;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Pensamentos demasiadamente pessimistas.

Muitas vezes nós não temos o autoconhecimento suficiente para identificar e entender o que nos faz sofrer, quais as causas, os motivos, o que está por trás dos nossos sentimentos de impotência, insegurança ou falta de confiança nos outros e em nós mesmos. É por isso que a psicoterapia atua nesse processo, fazendo com que o paciente seja capaz de se conhecer e tomar decisões sobre a sua vida de forma mais consciente, a fim de ter uma melhora significativa na sua saúde mental e consequentemente, uma melhora na sua qualidade de vida.

o que é psicoterapia

Você sabe quais os sinais ou situações em que é aconselhável a realização da psicoterapia? Confira a lista a seguir:

  • Ter sentimentos de desamparo, solidão e desesperança;
  • Receber o diagnóstico de uma doença crônica;
  • Passar pela morte de uma pessoa próxima e querida;
  • Ter dificuldades para tomar decisões importantes;
  • Sentir-se sobrecarregado com as responsabilidades;
  • Não saber lidar com os problemas da vida;
  • Considerar possível ou ter algum transtorno como depressão;
  • Ter dificuldades recorrentes em relacionamentos amorosos, profissionais ou familiares.

Agende um horário

Técnica proveniente da psicologia, a psicoterapia é uma aliada muito eficaz para quem busca a melhora desses e de outros aspectos emocionais. Ela também auxilia em momentos de aflição, permitindo um entendimento maior sobre as questões da vida. A psicoterapia trabalha em função de potencializar o sentimento de felicidade do paciente, uma vez que ela auxilia no processo de ressignificar os conflitos que o levaram a fazer a psicoterapia.

Saber admitir quando se está fragilizado e vulnerável, observando aspectos internos que não são tão visíveis, é um verdadeiro ato de coragem. Aderir à psicoterapia é aderir a um maior crescimento e amadurecimento, além de uma melhor relação consigo mesmo.

Psicoterapia: para que serve?