A terapia bioenergética e seus benefícios.

Sabemos que a nossa sociedade atual é regida pela racionalidade. Não podemos ser sensíveis e não podemos demonstrar emoções. A competitividade no trabalho é real e atua isolando os indivíduos, nós somos vítimas da chamada Era Digital, não conseguimos e não podemos nos desconectar.

Bombardeados por informações, temos que fazer mágica para conseguir acompanhar o ritmo frenético desse mundo conectado. Ao mesmo tempo em que as inovações tecnológicas permitem essa conexão, cada vez mais nós nos desconectamos de nós mesmos.

Com a rapidez que as coisas acontecem hoje em dia e com tantas coisas que temos de lidar, além da necessidade do consumismo inconsciente, para a realização material e a exibição de riqueza, sentimos pouco e acabamos adoecendo. Tensões musculares crônicas e incapacidade de relaxamento mental são exemplos de problemas da nossa atualidade.

Agende um horário

Nesse cenário, a Análise Bioenergética é urgente e necessária. Uma vez que ela é um instrumento que nos auxilia com a redescoberta do nosso corpo. É, pois, um tipo de psicoterapia mente-corpo, onde se acredita que existe uma relação muito direta, de interação, entre corpo e mente, o que acontece no corpo repercute na mente e o que acontece na mente, repercute no corpo.

Mas como funciona essa psicoterapia? Vamos entender.

 

Entendendo o funcionamento da terapia bioenergética e seus benefícios

 

Vamos começar pelo objetivo da análise bioenergética que consiste em proporcionar o reencontro entre o corpo e a história do indivíduo. No sentido de unir as expressões do corpo com aspectos psíquicos, resgatando a história do indivíduo, a fim de compreender seus comportamentos e sentimentos, trabalhando também energia e personalidade.

O lado interno, nesse contexto, não é esquecido. O corpo tem a liberdade e capacidade de expressar as emoções e sentimentos. A consciência corporal se integra ao conhecimento das necessidades emocionais e físicas, formando o conjunto mente-corpo adequado.

Psicoterapia corporal, baseada na relação entre corpo e mente, a análise bioenergética está enraizada no trabalho de Wilhelm Reich e foi fundada por Alexander Lowen. É a combinação de um trabalho terapêutico corporal, analítico e relacional, baseado em um entendimento energético. O trabalho do terapeuta, aqui, é de entrega total, pois o paciente busca um local de segurança, onde possa se sentir confortável. Só desse modo a cura acontece.

Terapia Bioenergética

Alguns aspectos são observados pelo terapeuta, para que ele consiga traçar pontos importantes da personalidade. São observados:

  • Gesto;
  • Respiração;
  • Postura;
  • Movimento;
  • Expressão.

Nas palavras de Lowen, a terapia bioenergéca consiste “na simples proposição de que cada pessoa é seu corpo. Nenhuma pessoa existe separada do corpo vivo em que ele tem existência e através do qual ele se expressa e se relaciona com o mundo ao seu redor. Você é seu corpo e seu corpo é você, então ele expressa quem você é. É o seu jeito de estar no mundo. Quanto mais vivo o seu corpo é, mais você é no mundo.”

E mais: “Quando um corpo perde um pouco de sua vitalidade, como quando você está exausto, por exemplo, você tende a se afastar. A doença tem o mesmo efeito, produzindo um estado de abstinência. Você pode até sentir o mundo à distância ou vê-lo como através de uma névoa. Por outro lado, existem dias em que você está radiantemente vivo e o mundo ao seu redor parece mais brilhante, mais próximo, mais real. Todos nós gostaríamos de ser e nos sentir mais vivos, e a bioenergética pode nos ajudar a atingir essa meta.“

Terapia Bioenergética

Um conceito muito importante na análise bioenergética é o Grounding ou enraizamento que se traduz em um contato mais profundo com a realidade do corpo e do mundo ao redor, com trocas energéticas. A melhor maneira de o paciente estar em ‘grounding’ é com os pés descalços no chão, não somente durante a realização de exercícios fundamentais na terapia, mas constantemente.

Esta prática permite uma gradual redução de medo e ansiedade, além de elevar a auto-estima e a confiança e causar um maior relaxamento corporal.

Conhecendo melhor a terapia bioenergética, vamos conhecer outros benefícios!

 

Por que aderir à terapia bioenergética

 

A terapia bioenergética é voltada para a compreensão e alívio das somatizações. Tensões musculares e psicológicas são sintomas muito comuns quando corpo e mente estão adoecidos. Mas além desse benefício, a análise bioenergética proporciona outros benefícios e melhorias na nossa vida. São alguns deles:

  • Autoconsciência corporal;
  • Aumento significativo de vivacidade;
  • Prazer pela vida;
  • Alegria;
  • Crescimento com prazer;
  • Entendimento e expressão das emoções;
  • Inteligência emocional;
  • Aumento da capacidade de relaxamento muscular e mental;
  • Conexão com o corpo;
  • Saúde vibrante.

 

A terapia busca mais do que a diminuição dos sintomas, ela procura auxiliar o paciente a compreender que as tensões musculares e psicológicas são indicadores de defesas somáticas contra traumas, e a partir dessa compreensão, fornecer ferramentas para uma melhor abordagem. O trabalho corporal e a análise verbal, pelo terapeuta, alternam-se na psicoterapia.

Agende um horário

Utilizando-se de métodos mais dinâmicos e com resultados mais rápidos que as terapias tradicionais, a análise bioenergética propõe a boa relação entre mente e corpo, não submetendo o indivíduo às medicações alopáticas. Há comprovações científicas sobre a análise bioenergética no auxílio do tratamento de diversos distúrbios. Outro benefício muito significativo, não é mesmo?

No Brasil, cada vez mais tem se falado nessa psicoterapia. É um trabalho muito sério e rico, com bases e estudos muito sólidos, sendo desempenhado por profissionais capacitados e reconhecidos.

Terapia Bioenergética

A psicoterapia auxilia o tratamento que o psicólogo especializado recomendou para o paciente. É fundamental que a análise bioenergética tenha sido recomendada pelo profissional, como um auxiliar no acompanhamento psicológico e que o mesmo e/ou o terapeuta da terapia bioenergética seja um profissional capacitado e qualificado, afinal de contas, a psicoterapia corporal de análise bioenergética trabalha corpo e mente de pessoas, e é preciso considerar com muita atenção e cuidado que cada indivíduo possui uma história única, bem como traumas diversos e questões complexas. A análise deve ser feita de forma ética, proporcionando ao paciente um comportamento também ético, consigo e com o mundo.

 

Minha Abordagem