Vamos entender um pouco mais sobre a psicoterapia e para que ela serve.

Algumas pessoas sentem-se tristes, preocupadas ou irritadas em níveis desproporcionais. A ansiedade e o sentimento de inferioridade são sempre presentes e na maioria das vezes, impedem que realizem as tarefas do dia a dia, também interferem na maneira como essas pessoas se relacionam e enxergam o mundo.

Sabemos que a nossa mente e a maneira como vemos a nós mesmos ditam muitas coisas na nossa vida. É preciso que tenhamos o máximo de saúde mental que pudermos para dar conta das demandas da vida.

A nossa saúde mental é como o motor de um carro. O carro pode ser muito bonito, pode ser o último lançamento do ano e possuir vários outros atributos, mas se o motor não é potente e nem apresenta um bom funcionamento, certamente, o carro ficará a desejar.

Quando nossa saúde mental não está bem, também não funcionamos da maneira como deveria. Obviamente, somos mais complexos do que um carro ou qualquer objeto e animal da Terra, por isso, o nosso autocuidado deve ter toda a nossa atenção.

A nossa complexidade natural, os traumas vividos, a imaturidade psicológica, a incapacidade de lidar com as dificuldades da vida e dos relacionamentos, além de doenças como depressão e síndrome do pânico, são todas entendidas e tratáveis pela psicoterapia, que tem como objetivo, proporcionar ao paciente o autoconhecimento necessário para que ele tome decisões conscientes, de maneira menos sofrida.

Agende um horário

Lutar pelo bem estar é um sinal e demonstração de amor próprio que desconstrói os preconceitos que existem em relação à psicoterapia. Devemos ter em mente que todas as pessoas possuem dificuldades e que algumas lidam bem com elas e outras pessoas não. Não saber lidar não é um sinal de fraqueza, é sinal de que a pessoa precisa de suporte e apoio para se autoconhecer e entender o que está causando-lhe determinado sentimento e adoecimento.

Não existe uma fórmula que nos ensine a viver, que nos ensine a escolher sempre o certo ou que evite que passemos por momentos difíceis ou tristes. A vida é imprevisível, mas a psicoterapia nos auxilia com o processo de enxergar as coisas sob outra óptica, ressignificando os nossos erros e nossas tristezas.

psicoterapia para que serve

A psicoterapia é somente feita pelo psicólogo, é também chamada de psicologia clínica e a fala é a principal ferramenta de trabalho no consultório. A partir dela o paciente concede acesso para que o psicólogo entenda, pois ele tem conhecimentos necessários, e prossiga com a psicoterapia, a fim de conduzir o paciente para o entendimento de sua própria situação e um mundo de descobertas sobre si mesmo.

Seja para lidar melhor com a vida no dia a dia, seja para tratar de traumas como abuso sexual ou a morte de um ente querido, seja para tratar de desordens emocionais ou para um autoconhecimento e conexão consigo mesmo, a psicoterapia é muito indicada e é muito eficaz.

Mas se você está em dúvida se deve ou não procurar acompanhamento psicológico e a psicoterapia, confira a lista com algumas situações que podem indicar a necessidade da psicoterapia:

  • Preocupação excessiva;
  • Falta de concentração no trabalho ou em atividades importantes;
  • Tristeza e solidão por períodos longos;
  • Pessimismo excessivo, sofrendo por antecedência;
  • Ações prejudiciais a si e aos outros.

Poderíamos citar várias outras situações, mas se você não tem qualidade de vida por conta de problemas psicológicos e emocionais, não deixe de procurar tratamento na psicoterapia. A saúde da mente e tão importante quanto a saúde do corpo.

 

Entendendo melhor a psicoterapia e para que serve

 

A psicoterapia ajuda as pessoas a lidarem com problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. Podendo auxiliar na eliminação ou na diminuição e controle dos sintomas que prejudicam a vida.

Tudo vai depender de como a psicoterapia será realizada, da abertura que o paciente terá para as mudanças e de como reagirá em seu processo de redescoberta. O psicólogo não resolve os problemas do paciente, ele o auxilia na identificação dos mesmos e a partir do que o paciente apresenta, sugere alternativas para o melhoramento.

psicoterapia para que serve

A psicoterapia consiste, portanto, em um processo de transformação, garantindo resultados muito positivos em situações de tratamento, como transtornos psicológicos, depressão, anorexia, fobias, transtornos de personalidade, crises existenciais e fases de difíceis transições como luto e crises profissionais.

Também serve apresentando muitas melhorias e resultados positivamente significativos no acompanhamento de conflitos familiares, pessoais, conjugais e grupais que causam algum tipo de sofrimento e em transições difíceis como adolescência, puberdade, menopausa, etc.

Os benefícios da psicoterapia são inúmeros, além dos já citados, a psicoterapia atua no desenvolvimento da capacidade de auto-observação e autorreflexão, fortalecimento e amadurecimento psicológico, conhecimento mais aprofundado de si, resiliência e capacidade de se colocar no lugar do outro, favorecimento de um estado de saúde integrado: físico, social e psicológico, atua também na busca de um sentido para a vida, dando novos significados à própria existência.

Agende um horário

O ambiente psicoterapêutico e o psicólogo desempenham papéis muito importantes no processo com o paciente, além, claro, de ser o psicólogo quem orienta e estuda minuciosamente os casos de seus pacientes e como proceder. Pois o ambiente deve ser acolhedor, onde o paciente se sinta confortável para relatar suas experiências e suas fragilidades, o que não é fácil para o paciente. Por isso, o psicólogo deve também acolher a fala e as expressões do paciente, a fim de entendê-lo e juntos resolverem as questões pertinentes.

psicoterapia para que serve

Tratamento colaborativo, a psicoterapia é o “tratamento da alma”. O médico escocês James Braid (1795-1860) foi um dos primeiros a utilizar o termo. Os resultados não são imediatos, mas são duradouros e representam a capacidade que o paciente adquire em aprender a elaborar estratégias de superação.

O psicólogo também explica aspectos da personalidade, sugere reflexões e modos de enfrentamento. Todo esse conhecimento que é repassado serve e atua como ferramenta para o paciente. Na medida em que o paciente desenvolve novas habilidades e condições para ter uma vida melhor, sendo capaz de construir formas de lidar com suas emoções.

Portanto, a psicoterapia serve para proporcionar qualidade de vida para as pessoas. Não necessariamente se deve procurar a psicoterapia somente em um estado de adoecimento, mas também como um meio de evitar tais problemas.

 

Conheça os tipos de psicoterapia e suas características