Na Páscoa, além dos ovos e do coelho, é uma data que nos remete ao significado de amar o próximo, estar junto de quem amamos e celebrar este momento. As sensações de alegria, gratidão e amor estão presentes e nos preenchem de afeto.
Além disso, existe a tradição de presentear familiares, amigos e namorados com os ovos de chocolate e as coloridas embalagens enfeitam as cestas do coelhinho.
Nesta semana da Páscoa não só as crianças, mas também os adultos desejam ganhar e comer os deliciosos ovos de chocolate. Sentir a doçura do amor e poder dividir com o outro é muito especial e emociona.
Sem sair desse clima doce, alegre e gostoso, este texto traz os benefícios do chocolate, pois comer o chocolate sem culpa e com moderação nos faz sentir muito bem.
Chocolate e benefícios
Então mal esperamos para comer os ovos, alguns já até abrem as embalagens antes mesmo do dia da Páscoa chegar. Sentir a mistura dos ingredientes do chocolate nos preenche, traz uma sensação de leveza e bem-estar.
O principal ingrediente do chocolate que trazem benefícios é o cacau, então quanto mais cacau o chocolate tiver mais saudável será para o nosso organismo.
Confira quais alguns dos benefícios do cacau:
- Diminui o estresse
- Aumenta a sensação de bem-estar e bom humor
- Melhora o raciocínio
- Satisfaz
- Aumenta a energia
- Melhora a saúde do coração
- Diminui riscos de AVC
- Melhora o fluxo sanguíneo
- Melhora a visão
- Amplia a respiracão
Além disso o cacau é um alimento que possui por volta de 300 compostos saudáveis. Então comer moderadamente o chocolate, de preferência o amargo, pode ser sem culpa e só com alegria!
Cuidado com o excesso
Não podemos esquecer do cuidado com o excesso, sabemos que tudo em excesso faz mal, então com o chocolate não seria diferente. Quanto mais açúcar o chocolate tiver pior será seu excesso para o organismo.
Também sabemos que o açúcar vicia, não como uma droga faz, mas psicologicamente vicia. Então o cuidado com o chocolate, que tem mais açúcar, em excesso é importante. A consequência desse excesso é a compulsão alimentar e obesidade, que devem ser tratadas com acompanhamento médico e psicológico.
A alimentação saudável que tem a intenção de nutrir o corpo e não os vazios ou insatisfações, é o melhor caminho para poder apreciar os sabores e sensações que o cacau e chocolate pode nos proporcionar. Caso contrário não sentiríamos o bem-estar, ou ele passaria muito rápido e depois viria a sensação de culpa e arrependimento.
Se necessário agende uma conversa com a Psicóloga.
Para finalizar, que nesta Páscoa você consiga refletir sobre os benefícios do chocolate e apreciar seu sabor percebendo como seu corpo reage a ele.
Feliz Páscoa!
Vanessa S. Ganzerli