Conheça os exercícios corporais da análise bioenergética e entenda como eles podem ajudar você

Com as diversas tarefas que temos de desempenhar, as cobranças sociais e profissionais de perfeição, além do ritmo frenético em que nossa sociedade está inserida, somos bombardeados constantemente por inúmeras informações. Esses fatores, juntamente com a não demonstração de emoções e sentimentos, imposta pela racionalidade, vão aos poucos nos adoecendo e nem nos damos conta.

Reprimir emoções e sentimentos é negar a essência do ser humano, uma vez que todos nós sentimos e temos diversas emoções. Porém esse comportamento é bastante comum e causa efeitos bastante negativos. Só quando surgem sintomas desagradáveis e que muito nos limita, é que desaceleramos o ritmo e voltamos um pouco o olhar para a nossa saúde e para o nosso interior.

Tensões musculares crônicas e inconscientes, somatizações, incapacidade de relaxamento corporal e mental, além do aparecimento de doenças como a síndrome do pânico, são alguns exemplos dos males causados pela falta de cuidado e atenção em relação aos nossos sentimentos, também por ignorar os sinais que nosso corpo apresenta quando as coisas não vão bem.

Diante disso, a abordagem psicoterapêutica bioenergética é uma alternativa para o complemento do acompanhamento psicológico, resultando em um trabalho completo para aliviar as somatizações.

Na análise bioenergética o corpo e a mente se relacionam de maneira muito direta

Na medida em que o que acontece com o corpo repercute na mente e vice versa. O nosso corpo fala quando algo não está bem através de tensões musculares e psicológicas. Essas tensões bloqueiam expressões emocionais essenciais, como amor, poder, sexualidade, alegria, prazer e paz. A análise bioenergética é, portanto, um instrumento de redescoberta do próprio corpo e consequentemente, um instrumento para a diminuição dos efeitos negativos que mente e corpo sofrem.

Como psicoterapia corporal, a análise bioenergética trabalha ajudando a liberar essas tensões, mas também ajuda na expansão da capacidade de intimidade, melhorando a forma como nos relacionamos, pois além de uma consciência corporal melhorada, há o conhecimento e entendimento das necessidades emocionais e físicas, a fim de proporcionar ao corpo a descoberta de caminhos para expressão de emoções e sentimentos.Exercícios BioenergéticaFundada pelo psicanalista estadunidense Alexander Lowen, a partir dos estudos de Wilhelm Reich. Lowen fundamentou a Bioenergética, como sendo uma prática terapêutica, para equilíbrio do corpo, mente e emoções.

Mas como é o funcionamento da terapia bioenergética na prática? Vamos entender melhor.

Agende um horário

Exercícios da terapia bioenergética

Na prática, a análise bioenergética, consiste em exercícios e movimentos associados à respiração. Tem por objetivo ativar a energia do nosso corpo e da nossa mente, tendo em vista o aproveitamento da potência que cada um de nós tem. A psicoterapia bioenergética é uma terapia que permite o indivíduo se reconectar com o seu corpo, ensinando-o a expressar o que sente por meio da respiração.

Desde muito cedo desaprendemos a respirar de maneira correta. A bioenergética ensina a respirar com calma e se permitindo sentir o ar entrando pelo corpo, as musculaturas se soltando e um sentimento de paz inundando o corpo. Dessa forma, as tensões são aliviadas e as emoções se revelam livremente.

É muito natural, inclusive, que durante os exercícios da terapia bioenergética tenha choro, expressões de raiva, vibrações sexuais, riso, grito e assim por diante. Isso acontece quando a nossa energia circula pelo nosso corpo e encontra dificuldades em se expandir.

Exercícios Bioenergética

Um dos maiores benefícios dos exercícios da bioenergética, e você deve imaginar, é que ao nos livrarmos de emoções presas em nossa mente e em nosso corpo, não precisamos mais gastar energia mantendo-as em nós. Assim sobra energia e disposição para sermos quem somos e mais energia para a sua vida, além de mais alegria e mais amor.

A terapia bioenergética nos ensina a liberar essa energia aprisionada, consequentemente, ficamos com mais leveza e disposição. Pois permitimos que nossas emoções fluam, ocasionando uma maior leveza na vida, na relação com nós mesmos e na relação com os outros e com o mundo.

Portanto, os principais exercícios da psicoterapia bioenergética são os seguintes:

  • Respiração aliada ao movimento;
  • Exercício básico de vibração (Grounding);
  • Exercício do arco;
  • Exercício de alongamento;
  • Sacudir e socos.

Há também a massagem bioenergética que consiste em manipular os músculos e outros tecidos através de massagens com deslizamentos, pressões e vibrações, proporcionando o bem-estar físico e mental do indivíduo. Os benefícios incluem a melhora dos sistemas muscular, circulatório e nervoso, diminuição dos sintomas da ansiedade e da depressão, efeito calmante e relaxante, melhora o humor e aumenta a autoestima.

Exercícios Bioenergética

Os exercícios incluem várias partes do nosso corpo, como pernas, pélvis, pés, boca, diafragma, pescoço, peito e olhos. Dependendo de cada caso, o terapeuta cria as sessões de exercício que tragam maiores resultados.

A relação entre paciente e terapeuta deve ser a mais honesta e segura possível, só assim os resultados serão alcançados. No entanto, a análise bioenergética é um auxiliar do acompanhamento do psicólogo, não sendo um substituinte da análise e diagnóstico do profissional. A psicoterapia bioenergética, portanto, complementa o trabalho psicológico, mas apresenta uma alternativa muito eficaz para quem prefere terapias naturais, sem o uso de medicações que muitas vezes provocam um resultado não desejado.

Agende um horário

Mas como efetuar os exercícios?

Básico de vibração, nesse exercício o paciente fica em pé, com os pés separados, na largura do quadril. Inclina-se para frente, tocando o chão com os dedos das duas mãos. A cabeça fica pendurada, a respiração deve ser pausada, lenta e profunda e feita pela boca, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados. O corpo é inclinado para frente, em direção aos pés. Os calcanhares ficam um pouco erguidos. Para sentir o efeito esse exercício, é necessário, permanecer nessa posição, pelo menos 1 minuto.

Arco, nesse exercício, fique com os pés separados, na largura um pouco além do quadril. Coloque os punhos fechados com os polegares voltados para cima, na cintura. Dobre os joelhos, sem levantar os calcanhares do chão. Arqueie-se para trás, dobre seus punhos. Respire profundamente.

Alongamento, respiração, sacudir e socos, são exercícios autoexplicativos, mas lembre-se, tudo deve ser feito sob orientação de profissionais e com compromisso. Afinal de contas, qualquer tipo de exercício só funciona se houver dedicação. Portanto, se for optar pelos exercícios da Bioenergética tenha em mente que um dos resultados é a qualidade de vida.

 

Conheça os benefícios da poderosa terapia bioenergética de Reich