Vamos entender como funciona a psicoterapia… A psicoterapia é indicada para todas as pessoas, com o objetivo da melhoria ou da preservação da saúde mental. É um recurso fundamental para lidar com as dificuldades da existência, que se expressam das mais variadas formas, como distúrbios psicossomáticos, traumas, conflitos interpessoais, transtornos psicopatológicos, crises existenciais e muitos outros.

É um método terapêutico que alia a aplicação de diversas áreas da Psicologia, construindo o que é chamada de Psicologia Clínica. É uma espécie de oportunidade para a compreensão e mudança de padrões. Uma vez que se cria intimidade consigo mesmo e se adquire um maior autoconhecimento.

A psicoterapia pode atuar em diversas áreas

Desde escolas e universidades, até em empresas e na área jurídica. Na escola, o psicólogo acompanha os funcionários, os alunos e as famílias a fim de promover relações saudáveis, abordando temas relacionados ao espaço escolar. Na área jurídica, podem formar equipes para elaboração de conflitos, fazer avaliação psicológica de réus e vítimas ou realizar a perícia necessária para concessão de porte de arma, além de outros trabalhos que podem desempenhar.

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade. Além disso, a depressão acomete 5,8% da população brasileira. Estes dados apontam a importância do cuidado com a saúde mental, e também despertam uma reflexão sobre os gatilhos responsáveis pelo nosso mal-estar de modo geral, que tanto pode ser compreendido e combatido por meio da psicoterapia.

Psicólogo e paciente trabalham em conjunto para resolver as questões que serão postas através da fala. A fala e o diálogo são essenciais e imprescindíveis na psicoterapia, uma vez que é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos durante a sessão.

Importante salientar que durante o processo da psicoterapia, não se corrige pessoas que não são consideradas anormais e nem há respostas prontas, o processo acontece tendo em vista os hábitos que o paciente mudará, dando novos significados à situação que o afligia.

Não é fácil começar ou permanecer na psicoterapia, pois nossas fraquezas e fragilidades são expostas, é o nosso ponto fraco ou o nosso adoecimento sendo colocado em pauta. Por esse motivo, o ambiente terapêutico é um ambiente acolhedor, em que não há julgamentos.

Agende um horário

Como funciona a psicoterapia: Relação entre psicólogo e paciente

O psicólogo estabelece um laço de confiança para que o paciente possa falar sobre o que sente, ajudando-o a se aproximar da sua forma de sentir, de existir, de ver o mundo e da compreensão que ele tem da sua existência. A função do psicólogo é cuidar e acolher o paciente e sua história de vida, permitindo que ele analise a situação, tome consciência de seus sentimentos, trazendo à luz suas emoções e pensamentos que antes estavam ocultos, assim como seus conflitos e dificuldades.

como funciona a psicoterapia

A relação entre paciente e psicólogo é muito determinante para que a psicoterapia proporcione bons resultados. A partir da fala, o paciente tem a possibilidade de entrar em contato consigo mesmo, percebendo que ele é o responsável por sua própria vida e por suas escolhas, apropriando-se dela e, desse modo, podendo mudar o seu significado. Transformando seus sentimentos, emoções, sua forma de se colocar em relação às situações adversas e sua forma de se relacionar com o mundo.

Quando o paciente aprende a se compreender e interpretar seus sentimentos, ele aprende a fazer escolhas mais conscientes e consequentemente, aprende a fazer mudanças que o proporcionarão bem estar. A psicoterapia funciona atuando nesse processo de mudança, do entendimento de si mesmo, de enxergar o mundo sob outra perspectiva.

O processo psicoterapêutico é feito somente pelo psicólogo, uma vez que ele possui formação acadêmica e conhecimentos necessários para diagnosticar o paciente e utilizar o tratamento que mais se encaixe no problema do paciente. Com a ajuda do psicólogo, é possível identificar as causas e os padrões de comportamento que possam estar impedindo o paciente de ter uma vida mais feliz. A psicoterapia, portanto, fornece meios para que se possa atingir a tão desejada e necessária satisfação emocional.

 

Como funciona a Psicoterapia, na prática

 

Em termos mais práticos, o funcionamento da psicoterapia acontece da seguinte forma: ela pode ser conduzida de forma individual ou em grupo, envolvendo casais e famílias. Grande parte das sessões dura em média de 30 a 50 minutos, podendo se estender por mais tempo. Para o bom funcionamento da psicoterapia e seus resultados positivos, é necessário que o paciente confie em seu terapeuta, e que o relacionamento aconteça de forma leve.

como funciona a psicoterapia

O tempo de duração da psicoterapia pode ser a curto prazo, lidando com problemas imediatos. Também pode ocorrer a longo prazo, com duração de meses ou anos, trabalhando com conflitos pessoais complexos e duradouros. Os objetivos do tratamento, além da frequência de visitas ao consultório e os métodos que serão utilizados em terapia são planejados pelo psicólogo de acordo com as necessidades do paciente, variando conforme cada caso.

É imprescindível que no relacionamento entre psicólogo e paciente exista o requisito básico da psicoterapia: a confiança. Pois o paciente deve compartilhar de forma completa as suas experiências com o psicólogo, só assim a psicoterapia trará mudanças pra vida do paciente.

Agende um horário

Há diversas abordagens terapêuticas e algumas delas podem ser mais adequadas para determinados problemas ou transtornos. Além disso, a psicoterapia pode ser combinada com medicações e outras formas de terapia. Cabe sempre o diálogo entre psicólogo e paciente, a fim de que todas as decisões do tratamento sejam feitas em parceria.

A duração da psicoterapia vai variar de acordo com o progresso que o paciente fez. Dependendo de fatores como:

  • Tipo de problema ou distúrbio emocional;
  • Características e o histórico do paciente;
  • Metas do tratamento e diversos outros.

Algumas pessoas já melhoram depois de uma única sessão, a maioria apresentam resultados significativos depois de algumas sessões e outras levam um tempo maior para se sentirem bem.

como funciona a psicoterapia

Isso depende também de vários fatores e da complexidade do conflito. O que se deve ter em mente é que os resultados e as melhorias não acontecem de forma milagrosa, a psicoterapia é um processo que requer responsabilidade e entrega. Pesquise também sobre questões importantes, como valores das sessões e experiência do psicólogo.

Podemos observar o funcionamento da psicoterapia, portanto, como uma aliada na melhoria da vida, oferecendo meios para que aconteçam mudanças e que se veja a si e ao mundo com outros olhos.

 

Você sabe o que é a psicoterapia?