O que é a terapia de Reich? Vamos entender…

Tudo que nos acontece, seja o estresse do dia a dia, as preocupações, os problemas e todas as dificuldades que encontramos na nossa vida, resultam muitas vezes em complicações mais sérias, como o aparecimento de doenças, além de doenças físicas, doenças de caráter psicológico, como síndrome do pânico e ansiedade.

Diante desses problemas, devemos procurar tratamento, a fim de que tenhamos uma boa qualidade de vida e tenhamos a capacidade de realizar nossas tarefas de forma eficiente, além de visar a melhora nas nossas relações, consigo e com os outros.

Um método alternativo muito eficaz no auxílio do acompanhamento psicológico, é a terapia bioenergética, que consiste em uma psicoterapia corporal. Baseada nas pesquisas de Wihelm Reich (1897-1957), médico, psicanalista austríaco, considerado pai da psicoterapia corporal e seguidor de Freud.

A terapia bioenergética reichiana foi desenvolvida a partir da Psicanálise como uma nova abordagem terapêutica que, além das intervenções verbais, de fundamentação psicanalítica, também inclui intervenções corporais. Esta abordagem terapêutica foi inicialmente chamada de Vegetoterapia Caractero-Analítica e posteriormente de Orgonoterapia. Atualmente, é comum referirmo-nos a ela simplesmente como Psicoterapia Reichiana.

Agende um horário

Na terapia Reich descobre que o corpo entrega o que está no inconsciente.

Os distúrbios psíquicos e emocionais são associados a alterações do corpo que afetam principalmente a musculatura, podendo, e na maioria das vezes, causando tensões musculares crônicas, além de outros problemas relacionados ao músculo, como flacidez.

Essas diversificações musculares foram chamadas por Reich de ‘couraça muscular’ que é o resultado da contenção de impulsos e emoções e elas servem para proteção contra experiências ameaçadoras e experiências emocionais dolorosas, como um tipo de autoproteção. Ele também descobriu que são acompanhadas de alterações respiratórias, circulatórias, sensoriais, digestivas, hormonais e de outros órgãos resultantes de desequilíbrios nos nervos simpáticos e parassimpáticos do sistema nervoso vegetativo. Estas descobertas passaram a ser a base de compreensão das doenças psicossomáticas.

Trata-se, portanto, de uma psicoterapia muito bem embasada. Uma vez que Reich mapeou detalhadamente a relação de cada músculo com as funções emocionais e psíquicas de cada fase do desenvolvimento humano. Além disso, Reich também descobriu que existe uma energia em nós que é impulsionada pelas nossas funções fisiológicas e emocionais, além de ser a mesma energia do cosmos, mas obviamente em concentrações e aspectos diferentes, chamada de energia orgone. Portanto, a técnica de Orgonoterapia visa trabalhar em unidade as questões psicológicas, corporais e a dinâmica energética do paciente.

Terapia de Reich

A couraça muscular causa um bloqueio nos fluxos de energia orgone, fazendo surgir no organismo regiões com deficiência de energia ou regiões com excesso de energia possibilitando o surgimento de doenças. Os trabalhos corporais da terapia reichiana promovem a regularização destes fluxos de energia, dissolvendo as couraças, reestabelecendo para o organismo a pulsação da energia orgone, fazendo com que a saúde seja reestruturada.

Mas então como funciona a terapia reichiana? Vamos entender melhor.

Agende um horário

Funcionamento e benefícios da terapia bioenergética reich

 

O bloqueio muscular das emoções impede que a energia orgone circule ativamente pelo nosso corpo, causando tristeza, baixa autoestima e baixa criatividade, ficamos menos criativos e menos expressivos. Essa tensão armazenada é causada pela energia que é bloqueada e por emoções reprimidas, gerando ainda mais energia bloqueada e emoções reprimidas, como em um ciclo vicioso.

A vegetoterapia consiste na manipulação direta das tensões musculares. Dessa maneira, Reich dividiu o corpo em sete segmentos de couraça:

  • Ocular ou visual;
  • Oral;
  • Cervical;
  • Peitoral;
  • Diafragmático;
  • Abdominal;
  • Pélvico.

Cada segmento contém uma história que decorreu de traumas sofridos durante as etapas do desenvolvimento psicoafetivo, que todos nós passamos desde a fase gestacional.

O processo terapêutico desenvolvido por Reich propõe a terapia verbal em conjunto com a terapia corporal. A fim de que o paciente seja orientado no sentido de dissolver as couraças, ou seja, liberar impulsos e emoções reprimidas, além de valorizar e entender melhor a energia sexual e a curva orgástica. Uma vez que o reflexo do orgasmo é um fenômeno orgânico de ondulações verticais que promovem uma conexão harmônica entre os segmentos pélvico e torácico. Uma consequência da criação machista, por exemplo, é a contenção da expressão corporal tanto de um quanto de outro segmento.

Algumas das técnicas corporais na terapia reichiana são as seguintes:

  • Técnicas de combinação de melodias com movimentos corporais;
  • Aplicação de toques ou massagem reichiana;
  • Movimentos oculares e foto-estimulação que estimula áreas específicas do cérebro;
  • Movimentos desbloqueantes e movimentos ontogeneticamente significativos, que são ações corporais voluntárias repetidas;
  • Trabalhos de respiração;
  • Técnicas posturais e de equilíbrio;
  • Movimentos expressivos dos membros;
  • Expressões faciais;
  • Alongamento ou relaxamento.

Há diversas outras técnicas. Porém, é preciso salientar que a psicoterapia reichiana auxilia no tratamento psicológico, não o substitui. É um método que se utiliza da prática de exercícios específicos para a melhoria do paciente. Dessa maneira, a relação terapêutica deve ser a melhor possível para que os resultados sejam alcançados, além da necessidade de se tratar de um ambiente em que o paciente se sinta seguro e confortável, não só no aspecto físico.

Terapia de Reich

O nosso corpo contém a nossa história e é através dele que podemos buscar o resgate das nossas emoções e o nosso autoconhecimento. Com a terapia bioenergética reich, o que se tem é um método que consiste em um trabalho mais dinâmico, profundo e rápido. Pois ele não está enraizado nos moldes das terapias convencionais.

Portanto, vegetoterapia e energia orgone são conceitos e técnicas fundamentais na terapia reichiana. É uma psicoterapia rápida, tanto para auxiliar o acompanhamento psicológico, como para prevenir adoecimentos específicos. Atua em conjunto com a mente, corpo, emoções e energia. A sessão da psicoterapia mescla a parte verbal com o intuito de conhecer o paciente e sua história com a parte de fazer a energia do paciente circular novamente, proporcionando o resgate da saúde física e psíquica através de exercícios que buscam os pontos de tensão e os desfazem.

Agende um horário

Além dos benefícios óbvios dessa psicoterapia, existem outros:

  • Desenvolvimento do bem estar;
  • Autoconfiança e recuperação da autoestima;
  • Compreensão dos limites e das próprias capacidades;
  • Melhoramento físico e emocional;
  • Melhoramento nos relacionamentos afetivos;
  • Melhoramentos nos distúrbios orgânicos;
  • Melhoramentos em aspectos como desânimo, sentimentos de culpa, irritabilidade, depressão, insegurança, crises de pânico, entre outros.

Terapia de Reich

A terapia reichiana é uma alternativa muito interessante que resulta em mudanças significativas. Já nas primeiras sessões, os pacientes percebem resultados positivos em relação aos seus conflitos. Portanto, vale muito a pena pesquisar e entender essa psicoterapia, pois os benefícios são inúmeros e você merece viver bem.

 

Você conhece a terapia bioenergética? Confira os benefícios!