Pessoas difíceis…

Todos nós temos alguém em nossa vida que nos deixa loucos! E eles são cansativos, frustrantes e irritantes de lidar. Lidar com essas pessoas é uma tarefa árdua, que acaba nos desgastando emocionalmente e danificando a relação que temos com elas.

No entanto, por mais difícil que possa parecer, há maneiras de lidar com essas pessoas difíceis.

Identificando as pessoas difíceis

O primeiro passo para se lidar com as pessoas difíceis é saber como identificar não somente que elas são pessoas difíceis, mas que tipo de pessoa difícil ela é.

Existem 4 tipos diferentes de pessoas difíceis. Pense em uma pessoa difícil em sua vida e descubra em qual categoria ela está:

  • Negativos ou pessimistas: Eles sempre têm algo ruim para dizer. Eles reclamam, criticam e julgam. Eles são quase impossíveis de agradar.
  • Os narcisistas: eles também são conhecidos como sabe-tudo, aquele que se acha “a última bolacha do pacote” ou os exibidos. Eles gostam de tentar impressionar você, nomear e comparar.
  • Passivos ou submissos: eles não contribuem muito para conversas ou pessoas ao seu redor e permitem que outras pessoas façam o trabalho pesado.
  • Os pavio-curtos: também são conhecidos como sendo explosivos, controladores ou mandões. Eles querem dominar tudo que veem pelo seu caminho e farão de tudo para consegui-lo.

O que fazer para encarar uma pessoa difícil?

É preciso adotar determinados posturas e mentalidades para ter uma abordagem diferenciada ao se encarar uma pessoa difícil. Eis abaixo algumas maneiras de se abordar uma pessoa difícil.

  1. Não tente mudá-los

Quando nos encontramos com uma pessoa difícil, ou se temos uma em nossa família ou círculo de amigos, nosso instinto é tentar mudá-las. Tentamos encorajar os negativos a serem mais positivos, os passivos a se defenderem, os explosivos a se acalmarem e os narcisistas a serem mais humildes.

Isso nunca funciona! De fato, quando você tenta mudar alguém, ele tende a se ressentir, a bater de frente e ficar pior.

  1. Tente entendê-los

A maneira de desarmar uma pessoa difícil é tentar entender de onde elas vêm. Eu tento encontrar sua linguagem de valor. Uma linguagem de valor é o que alguém mais valoriza. É o que impulsiona suas decisões.

Para algumas pessoas é dinheiro; para outros, é poder ou conhecimento. Isso não só me ajuda a compreendê-los, mas também ajuda a relaxar e a ficar mais aberta. Por exemplo, às vezes os explosivos querem apenas explicar sua opinião. Se você deixá-los falar com você, isso pode ajudá-los a não explodir ou tentar dominar uma situação.

  1. Não deixe que eles sejam tóxicos

Algumas pessoas difíceis podem ser tóxicas. Pessoas tóxicas podem ser passivas agressivas, mesquinhas ou ofensivas. Então, se você tem que lidar com eles, você pode entender de onde eles vêm e, então, manter distância.

Relacionamentos tóxicos são prejudiciais, então você precisa criar uma zona-tampão cercando-se de bons amigos, vendo-os menos e, se tiver que estar com eles, faça isso por um tempo mínimo.

As pessoas aprendem comportamentos observando através de estímulos e respostas. Eles então agem de acordo com reforços positivos ou negativos. Mas, como você lida com uma personalidade difícil quando tenta desviar-se de sua atitude e ela ainda sai pela culatra?

Pessoas difíceis têm uma maneira de mostrar o pior nos outros. Sua negatividade e comportamento são tóxicos. Às vezes você pode senti-los antes mesmo de falar com eles. Eles agem de acordo com seus reforços negativos.

As pessoas que nos irritam geralmente têm algo para nos mostrar sobre nós mesmos. Pergunte a si mesmo: como essa pessoa está segurando o espelho para mim?

Por exemplo, estar ao redor do meu amigo cronicamente atrasado me lembra o quão rápido e temperado eu posso ser – não são minhas características favoritas. Lembrar-me disso pode me impedir de ficar nervoso quando eu me encontrar esperando por ela novamente.

Pessoas difíceis estão em toda parte em nossas vidas. Eles vêm em todas as cores, formas, tamanhos, religiões e nacionalidades. Mas, como você identifica os sinais de que está lidando com uma pessoa difícil quando conhece alguém pela primeira vez?

Às vezes somos sugados para o pessimismo deles sem aviso prévio. Ou talvez não percebamos as dicas.

5 sinais que você está lidando com uma pessoa difícil

Muitas vezes, mesmo sendo próximos de uma determinada pessoa, pode ser difícil de fato perceber com clareza que a pessoa que está a nossa frente é uma pessoa difícil. Enunciamos adiante alguns sinais de que você está lidando com uma pessoa difícil.

  1. Tudo gira ao redor deles

Pessoas difíceis são dramáticas e são estimuladas por reações de outras pessoas. Eles precisam ser o centro das atenções. Você conhece esse tipo de pessoa, aquela cuja vida parece ser uma novela. Você pergunta o que ela fez durante o fim de semana e ela se move através de linhas de história elaboradas.

Essas pessoas não contam uma história em poucas frases. Eles compartilham um romance. E até mesmo perguntar a eles: “Como você está hoje?” Está abrindo uma lata de minhocas. Eles são egocêntricos, narcisistas e cheios de opiniões.

  1. Eles não fazem um favor sem interesse

Esse tipo de pessoa está sempre planejando como conseguir algo por nada. Se você lhes pedir um favor, perceba que será como vender sua alma ao diabo. Esse favor não passará despercebido. Pessoas difíceis não são compassivas. Elas são egoístas.

Essas pessoas vão lembrá-lo mais e mais o que fizeram por você. Não importa que você os tenha ajudado no passado. Isso não é do interesse deles. Eles vão intimidá-lo para pagar qualquer apoio ou assistência que você tem deles.

  1. Eles são vítimas.

A vítima é aquela que nunca supera um trauma. Eles estão presos no passado. Eles utilizam doenças, família e eventos para manipular para conseguir o que querem. Eles vivem em modo de vitimização constante. Essas pessoas vão te envolver em suas vidas fazendo você se sentir mal por elas. Eles contam e contam histórias de dor e fracassos.

A negatividade é seu meio de comunicação. A melhor maneira de parar o comportamento deles é continuar dando declarações positivas e não aceitar a festa da pena.

  1. Eles podem ser óbvios.

Acredite ou não, há pessoas por aí que não têm ideia do que está acontecendo nessa realidade. Eles vivem em seu próprio mundo que só faz sentido para eles. Esse tipo de pessoa é difícil porque está em constante negação do que está acontecendo. Eles são esquisitos. Eles podem ser intoleráveis ​​e difíceis de lidar.

Estas não são as pessoas que são sonhadoras e pioneiras. Estes são os que trazem drama criando um mundo que não é compreendido. Eles são delirantes. É difícil ter uma conversa séria com a pessoa inconsciente. Você espera que eles tenham a noção de que o universo não gira apenas em torno deles.

  1. Eles vivem imersas em culpa e maledicência

A verdade é que uma pessoa que está compartilhando fofocas com você também está falando mal de você para os outros. Eles culpam todos pelos seus percalços. Eles reclamam do clima, do chefe, do trânsito e de qualquer coisa que possa chamar a atenção.

Eles reclamam de todos. Eles inventam histórias, embelezando detalhes para parecerem mais interessantes. Para acabar com o absurdo, você precisa expressar sua repulsa pelo comportamento deles.

Pessoas difíceis não gostam quando as coisas mudam e elas não são mais responsáveis ​​pelas histórias. Quando eles não conseguem o que querem de você, elas se voltam para outra pessoa. Eles não gostam de ser questionados sobre sua negatividade.

São aquelas pessoas que simplesmente não conseguem encontrar um pedacinho de sol em um dia nublado. Eles se movem através de manipulação, controle e comportamento de malcriação. Você começa a ver seus sinais no minuto em que mostram zero de empatia por outro.

Tudo o que você pode fazer é parar o comportamento com um reforço positivo e deixá-los saber que você não tolerará a atitude deles. Devemos ser gratos por essas almas grosseiras e desagradáveis ​​que nos mostram o que nunca seremos.

O que faz alguém ser uma pessoa difícil de lidar?

Pense em alguém com quem você tenha dificuldade em lidar. Talvez a pessoa seja que se ofenda facilmente, ou tenha explosões emocionais, ou seja cronicamente atrasada e imprudente. Agora, compare essa pessoa com alguém que você conhece e com quem é fácil lidar – talvez extrovertida, amigável, compassiva. O que torna algumas pessoas fáceis de lidar e outras mais difíceis?

Duas linhas de pesquisa abordaram essa questão de diferentes ângulos. A pesquisa de personalidade concentrou-se em identificar os ingredientes fundamentais que orientam nossos modos típicos de pensamento, comportamento e sentimento.

O modelo mais conhecido é aquele que afirma que a personalidade é composta pelos seguintes fatores:

  1. Estabilidade emocional:não propenso a experiências emocionais negativas – coisas como ansiedade e depressão. Esse traço é mais frequentemente pontuado na direção oposta (a escala é invertida, portanto, pontuações altas se transformam em pontuações baixas e vice-versa) e são chamadas de “neuroticismo”. Vamos pensar nisso como estabilidade emocional por uma razão que se tornará aparente.
  2. Extroversão: Gosta de estar com os outros, quente, de saída.
  3. Abertura: valoriza novas experiências e diferentes pontos de vista.
  4. Afabilidade: Cooperativa, atenciosa, lenta para se ofender.
  5. Consciência: Responsável, pontual, cumpre compromissos.

Esses cinco traços são frequentemente considerados não relacionados, o que significa que uma pontuação alta em, digamos, extroversão não nos diz se a pessoa, em média, será agradável.

No entanto, na prática, esses fatores tendem a ser significativa e positivamente correlacionados, o que significa que uma pontuação alta em qualquer um deles prevê uma alta pontuação nos outros.

Por exemplo, alguém que está aberto a novas experiências provavelmente será agradável. (Ao reverter o neuroticismo, todas as correlações são positivas).

Assim, muitos pesquisadores consideraram um “Fator Geral da Personalidade” que leva em conta todos esses traços e sua tendência a permanecer juntos. Talvez exista uma “boa personalidade” que explique essas subcategorias e suas correlações positivas.

Há um debate vigoroso e contínuo sobre como interpretar essa correlação, com alguns pesquisadores acreditando que ela reflete um “super-estreito” significativo de personalidade como a FGP, enquanto outros dizem que é impulsionada pelas tentativas das pessoas de se pintarem de maneira positiva quando preenchem medidas de autorrelato.

A segunda linha de pesquisa nesta área focalizou a idéia de “inteligência emocional”, que é considerada uma contrapartida à inteligência cognitiva. Alguém que é rico em inteligência emocional é bom em ler as emoções dos outros, entender como a outra pessoa se sente, reconhecer e expressar suas próprias emoções e controlar sua expressão emocional.

Dicas e táticas para lidar com pessoas difíceis

Todos nós estivemos lá, tentando valentemente raciocinar com uma pessoa incrivelmente difícil. A situação se mostra frustrante, enlouquecedora e às vezes até assustadora. A verdade é que você não pode raciocinar com uma pessoa irracional. No entanto, existem técnicas comprovadas para gerenciar melhor essas situações arriscadas.

O que se segue adiante são as táticas usadas pelas equipes profissionais de intervenção em crises, e você também pode aprendê-las. Você pode usar essas técnicas com seu chefe, um cliente, um membro da família e até um estranho. Lembre-se: quanto mais próximo estiver o relacionamento da pessoa, mais conhecimento você terá sobre o que funcionará melhor para acalmar as coisas.

  1. Ouça. Ouvir é o número um passo em lidar com pessoas “irracionais”. Todo mundo quer se sentir ouvido. Nenhum progresso pode ocorrer até que a outra pessoa se sinta reconhecida. Enquanto você está ouvindo, realmente se concentre no que a outra pessoa está dizendo, não no que você quer dizer a seguir.
  2. Fique calmo. Quando uma situação é emocionalmente carregada, é fácil ser pego no calor do momento. Monitore sua respiração. Tente respirar lenta e profundamente.
  3. Não julgue. Você não sabe o que a outra pessoa está passando. As chances são, se uma pessoa está agindo de forma irracional, eles provavelmente estão sentindo algum tipo de vulnerabilidade ou medo.
  4. Mostrar respeito e dignidade para com a outra pessoa. Não importa como uma pessoa esteja tratando você, mostrar desprezo não ajudará a resolver produtivamente a situação.
  5. Procure a necessidade oculta. O que essa pessoa está realmente tentando ganhar? O que esta pessoa está tentando evitar?
  6. Procure por outras pessoas ao seu redor que possam ajudar. Se você está no trabalho e há um cliente irado, verifique rapidamente se um colega está por perto.
  7. Não exija conformidade. Por exemplo, dizer a alguém que está aborrecido para ficar quieto e calmo, vai deixá-lo irado. Em vez disso, pergunte à pessoa sobre o que ela está chateada – e permita que ela desabafar.
  8. Dizer “eu entendo” geralmente piora as coisas. Em vez disso, diga: “Fale mais para que eu possa entender melhor”.
  9. Evite sorrir, pois isso pode parecer que você está zombando da pessoa. Da mesma forma, o humor às vezes pode aliviar o clima, mas, na maioria das vezes, é arriscado e pode sair pela culatra.
  10. Não atue defensivamente. Isso é difícil. Você naturalmente não está gostando da outra pessoa dizendo coisas desagradáveis ​​ou coisas que você sabe que não são verdadeiras. Você vai querer se defender. Mas a outra pessoa está tão emocionalmente acelerada que não vai ajudar. Lembre-se, isso não é sobre você. Não leve para o lado pessoal.
  11. Não revide a raiva com raiva. Aumentar a sua voz, apontar o dedo ou falar desrespeitosamente com a outra pessoa acrescentará combustível a uma situação já aquecida. Use uma voz baixa, calma e monótona. Não tente falar sobre a pessoa. Espere até que a pessoa respire e depois fale.
  12. Não discuta ou tente convencer a outra pessoa de nada.
  13. Mantenha espaço extra entre você e a outra pessoa. Seu instinto pode ser tentar acalmar a outra pessoa colocando o braço sobre ela ou outro gesto similar que possa ser apropriado em outros contextos. Mas se alguém já estiver chateado, evite tocar, pois isso pode ser mal interpretado.
  14. Dizer “sinto muito” ou “vou tentar consertar isso” pode ajudarmuito a desativar muitas situações.
  15. Definir limites. Embora algumas das dicas acima tenham encorajado a ouvir e deixar a pessoa irada desabafar, você também tem o direito de ser assertivo (link is external) e dizer: “Por favor, não fale comigo assim”.
  16. Confie em seus instintos. Se o seu instinto está dizendo, isso está indo muito rápido, esteja pronto para fazer o que você precisa para se manter seguro. Procure por uma estratégia de saída.
  17. Uma resposta não serve para todos. Você tem que permanecer flexível. Embora essas diretrizes tenham se mostrado eficazes na redução de situações difíceis, cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente.
  18. Discussão. Depois que a situação terminar, converse com alguém sobre o que aconteceu.
  19. Descarregue seu próprio estresse. Você teve que colocar suas reações naturais em espera por um tempo. Agora é a hora de descarregar parte dessa adrenalina reprimida. Ir correr. Leve seu cachorro para passear. Não deixe as emoções ficarem presas no seu corpo.
  20. Dê crédito a si mesmo por passar por uma situação desconfortável. É preciso muita energia para não agir como um idiota quando alguém está se comportando mal. Não pule este passo!

Lidando com pessoas difíceis

Essas dicas podem parecer pouco naturais no começo. Quando você está lidando com uma pessoa que se comporta de forma não razoável, o centro de resposta ao medo em seu cérebro (a parte de luta-fuga-congelamento) será ativado.

Esta parte do cérebro não consegue distinguir entre um cliente que está gritando com você ou um cão vicioso prestes a atacá-lo. Cabe a você envolver sua mente consciente para desarmar a situação.

Algumas dessas dicas são gerais, sugerindo uma mentalidade para cultivar. Outros são mais específicos em aconselhá-lo sobre o que fazer no momento.

 

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